segunda-feira, 11 de setembro de 2006

O Plano Inclinado

Caros alunos dos 1ºs anos,

Esta semana iremos começar a estudar algumas situações específicas que mostram aplicações das Leis de Newton: O Plano Inclinado.

Como sei que não é um assunto muito simples para todos, estou aqui colocando alguns links para sites que tratam desse assunto, de maneira muito bem explicada. Encontrei aqui na Net estes endereços:

http://webfis.df.ibilce.unesp.br/cdf/roem/mec/pincl/pincl.htm
http://www.fisica.ufpb.br/prolicen/Cursos/Curso1/ln55pi.html

Para os alunos um pouco mais avançados, neste arquivo em formato PDF vocês poderão encontrar referências históricas dos estudos sobre o Plano Inclinado, feitos por Galileu Galilei:

http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/02-2/artpdf/a2.pdf#search=%22Plano%20inclinado%22

Quem tiver o PlugIn Java instalado no computador, poderá testar experimentos sobre o Plano Inclinado neste site:

http://www.fisica.ufpb.br/prolicen/Applets/Applets1/PlanoInclinado/PlanoInc.html

Para os alunos que quizerem se preparar desde já para a Semana de Física, sugiro tentarem este experimento real, bem simples:

http://www.scite.pro.br/lic/reg_exibe.php?tabela=4582006&item=_4582006_5887.txt&pagina=1

Uma observação muito importante sobre o estudo das forças, no plano inclinado, é o pré-requisito matemático necessário para esse estudo: Trigonometria, em especial os conceitos de Seno, Coseno e Tangente. Para aqueles alunos que tem dificuldades nesse tópico da matemática, selecionei aqui um link para uma revisão sobre ele:

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/trigonom/trigo03.htm

Pessoal, caso vocês não estejam entendendo bem os conceitos envolvidos no estudo do Plano Inclinado, por favor, queiram fazer comentários neste Blog, ou me procurem na nossa escola.

Abraços!