quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Matemática... uma das maiores ferramentas da Física

Caros alunos,

Venho notando já a algum tempo que diversos alunos encontram dificuldades em resolver os exercícios de Física, o que os faz desenvolver uma certa aversão ao conteúdo que nós estamos vendo em sala de aula.

Mas também venho observando que a quase totalidade das dificuldades na hora de se resolver um problema de Física se encontra na falta de domínio das ferramentas necessárias para resolvê-lo, isto é, a quase totalidade dos alunos tem sérias dificuldades em aplicar nos exercícios de Física, os conceitos matemáticos já estudados. Mas não é só. Também venho notando neles a ausência desses conhecimentos matemáticos.

Infelizmente não temos, durante os poucos minutos que ficamos juntos em sala de aula, condições de atender essa "carência" de conhecimentos matemáticos, e nem esse é o nosso objetivo. Mas como percebo o quanto esse problema atinge o bom andamento das nossas atividades, resolví pesquisar aqui na Internet onde vocês poderiam encontrar meios de "reporem" boa parte dessa lacuna nos seus estudos, e encontrei este ótimo site:

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/index.html

Também recomendo esse site a todos que estiverem interessados em rever os conceitos de matemática já estudados... nele vocês encontrarão toda a matemática vista no ensino médio, bem como em outros níveis de ensino.

Para quem está procurando boas apostilas para estudarem tópicos específicos da matemática, sugiro baixarem as excelentes apostilas do antigo "Telecurso 2000", uma ótima iniciativa das Organizações Roberto Marinho, que nos deixou esses bons frutos... Aqui:

http://bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/matematica/tc2000/

Caros alunos, agora cabe a vocês se esforçarem ainda mais para superarem as dificuldades que vocês estão tendo não só em Física, mas também na matemática necessária à resolução dos exercícios de Física... Eu estarei sempre por aqui, para ajudá-los no que eu puder.... Contem comigo.

Abraços, e bons estudos!

Proporção Divina, Razão Áurea, ou as Sequências de Fibonacci

Caros alunos,

Estava eu comentando em sala de aula sobre as aplicações práticas dos nossos estudos de Óptica, mostrando aos alunos do 2º F o quanto os conhecimentos da Física são importantes no nosso dia-a-dia, e o quanto a Física nos faz ver a natureza com outros olhos, até mudando o significado da palavra "beleza", quando fui questionado sobre uma intrigante constante matemática, que, entre outros nomes, também é chamada de "Proporção Divina".

Na ocasião, conversamos rapidamente sobre o assunto, e afirmamos que se tratava de mais uma das milhares constantes matemáticas que "povoam" o nosso universo, como é o caso do famoso número "pi" (π), e tantas outras constantes.

Como achei muito oportuna aquela pergunta, resolví pesquisar na Internet, à procura de algum site que explicasse melhor sobre a famosa "Proporção Divina", e encontrei os links que se seguem:

http://galileu.globo.com/edic/113/eureca.htm
http://galileu.globo.com/edic/113/eureca2.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib1.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib2.htm

Para quem se interessar em conhecer melhor sobre esse intrigante assunto, encontrará nesses links todo o embasamento teórico necessário, bem como também encontrará exemplos práticos e até mesmo um desafio, sobre o que veio a ser chamado posteriormente de "Sequências de Fibonacci". Vale a pena dar uma olhada!

Boa diversão, pessoal!