Proporção Divina, Razão Áurea, ou as Sequências de Fibonacci

Caros alunos,

Estava eu comentando em sala de aula sobre as aplicações práticas dos nossos estudos de Óptica, mostrando aos alunos do 2º F o quanto os conhecimentos da Física são importantes no nosso dia-a-dia, e o quanto a Física nos faz ver a natureza com outros olhos, até mudando o significado da palavra "beleza", quando fui questionado sobre uma intrigante constante matemática, que, entre outros nomes, também é chamada de "Proporção Divina".

Na ocasião, conversamos rapidamente sobre o assunto, e afirmamos que se tratava de mais uma das milhares constantes matemáticas que "povoam" o nosso universo, como é o caso do famoso número "pi" (π), e tantas outras constantes.

Como achei muito oportuna aquela pergunta, resolví pesquisar na Internet, à procura de algum site que explicasse melhor sobre a famosa "Proporção Divina", e encontrei os links que se seguem:

http://galileu.globo.com/edic/113/eureca.htm
http://galileu.globo.com/edic/113/eureca2.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib1.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib2.htm

Para quem se interessar em conhecer melhor sobre esse intrigante assunto, encontrará nesses links todo o embasamento teórico necessário, bem como também encontrará exemplos práticos e até mesmo um desafio, sobre o que veio a ser chamado posteriormente de "Sequências de Fibonacci". Vale a pena dar uma olhada!

Boa diversão, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas