Projeto Eratóstenes: Vamos participar?

Olá, caros alunos...

A aproximadamente 2.300 anos atrás, na distante cidade de Alexandria, norte da Africa, viveu um filósofo grego chamado Eratóstenes. Dentre as muitas contribuições que esse eminente filósofo nos deu, ele foi o responsável por nos convencer de que nosso planeta é uma esfera, e não um plano, como todos imaginavam na época dele.

O método usado por ele para chegar nessa conclusão até hoje é citado como exemplo de como uma simples observação de fenômenos do dia-a-dia podem ser usados para descobrirmos fatos importantes da ciência, e é ao mesmo tempo um raciocínio bastante simples e altamente genial!

A série de televisão Cosmos, do astrônomo Carl Sagam, divulgou em um dos seus episódios essa história, que pode ser vista aqui:



O departamento de Física da Universidade de Buenos Aires, Argentina, criou uma iniciativa desde 2003 chamado "Proyecto Eratóstenes", que visa difundir esse método e envolver diversas escolas do mundo todo nessa aventura... vamos participar?

Mais detalhes desse projeto pode ser visto na página em portugues do site... aqui: http://difusion.df.uba.ar/Erat/eratPort.htm

Eu já estou participando, através de um grupo criado pela UFMS... e você? Vamos lá!

Em breve divulgarei aqui mais detalhes sobre esse excelente evento.

Abraços a todos.

Prof. Suintila

Comentários

Postagens mais visitadas