O que é massa de um corpo mesmo?

Caros alunos dos 1ºs anos,

Conforme comentamos em sala de aula, Issac Newton observou uma característica interessante sobre o movimento dos corpos... Na natureza, os corpos possuem a tendência de permanecerem no seu estado de repouso, ou de movimento, por toda a eternidade, isto é, se um objeto estiver em repouso, em relação a um referencial, ele permanecerá sempre em repouso, a menos que uma força o faça sair desse estado. O mesmo vale para um corpo em movimento. Se ele estiver se movimentando, permanecerá sempre em movimento, a menos que uma força o faça parar, ou modificar as propriedades desse movimento.

A essa "tendência" dos corpos em permanecerem no seu "estado natural", Issac Newton chamou de Inércia, e essa propriedade da matéria veio a ser tornar a Primeira Lei de Newton, mais tarde. E, como vimos em sala de aula, existem dois tipos de inércia: a de repouso, e a de movimento.

Bem... vamos supor que um corpo esteja se movendo, em relação a um dado referencial. Digamos que nós, por algum motivo, pretendemos parar esse movimento. Para podermos fazer isso, teremos que aplicar nesse objeto algum tipo de força, que são os únicos agentes físicos capazes de mudar o estado de movimento de um corpo.

Ao aplicarmos uma força nesse objeto, notamos que ele "reage" a essa nossa tentativa de pará-lo, oferecendo uma certa "resistência" à força que aplicamos nele. O mesmo vale para um objeto parado. Para tirá-lo do repouso, temos que aplicar nele algum tipo de força, e também observamos que ele "reage", dificultando essa nossa tentativa.

Pois bem... a essa "resistência" que os corpos oferecem à mudança no seu estado de repouso ou de movimento, nós Físicos chamamos de "Massa de um corpo". Portanto, massa de um corpo é a medida da resistência que um corpo oferece à mudança do seu estado de inércia.

Compreenderam? Difícil? Comentem, por favor!

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas